Vida

Vida
Minha vida!

Tuesday, August 31, 2021

 



Quero entrar na sua vida de maneira certa. Ser sua melhor visão ao acordar e a visão inesquecível ao dormir. 
Quero sorrir de suas piadas bobas e fazer você rir do meu arsenal de histórias loucas. 
Quero viajar com você para lugares incríveis e também comer acarajé na praça qualquer dia desses.
Quero ir ao cinema ver a estreia daquele filme incrível que tanto esperamos, e é com você que eu quero maratonar aquela série dividindo o sofá da sala...
Quero cozinhar para você e comer o melhor churrasco que só você sabe fazer.
Quero mergulhar nas águas salgadas da minha Bahia e também dividir o chuveiro do banheiro com você.
Vou cuidar de você quando estiver doente, pois sei que também cuidará de mim.
Enfrentaremos as partidas juntos.
Sofreremos juntos.
Compartilharemos de tudo que for bom, de tudo que for necessário.
Respeitaremos o espaço do outro e seremos infinitamente felizes. 

29 de agosto de 2021.
Texto: Sônia Macêdo .


Wednesday, July 28, 2021


Essa foi uma das poucas noites que isso já aconteceu.


Sabe quando você sonha e parece que a sua alma saiu do corpo para encontrar outra alma que também saiu? (Se você não viveu isso, sinto muito, não sabe o que é sonhar de verdade).


Eu sonhei de verdade essa noite. E no sonho eu encontrei um amigo que não vejo há anos. É sério. Um amigo mesmo. Eu encontrei ele e a família. Estavam lindos, o filho tão fofo e a esposa radiante, como sempre.


Foi um sonho lindo. Conversamos, lembramos de algumas situações do nosso passado e quando eu voltei e acordei tudo o que eu queria era ter abraçado eles três.


A saudade aqui dentro dói. Corta feito aço de navalha afiada. Mas, certamente nós veremos em breve, e sim, poderei abraçar meu amigo e a família dele que tanto respeito e admiro.

Texto Sônia Macêdo
28/07/2021
Para: Felipe Hirano e família.

 

Sunday, July 25, 2021

Meu Zóio de Lua

 


"Meu escritório é na praia, eu tô sempre na área..."

Assim cantava Chorão (Alexandre Magno Abrão) compositor, skatista, cineasta, roteirista e empresário brasileiro. Ah, você deve lembrar que ele foi encontrado morto em seu próprio apartamento aos 42 anos em 2013 por uma overdose de cocaína.

O mais importante aqui hoje é lembrar dos projetos sociais feito por ele e pela banda Charlie Brown Jr. O "skatista" sempre foi visto como marginal no país. Sempre foi mal visto. Chorão em vida fez muito para que esse grupo talentoso fosse visto com outros olhos.

O Chorão Skate Park (Santos - SP) criado pelo próprio Chorão, é aberto para qualquer pessoa, tenha grana ou não. Desde 2006 milhares de skatistas visitam e se divertem nesse espaço.

Kelvin Hoefler, foi prata nas olimpíadas de Tóquio 2021 na categoria"Skate", fazendo a sociedade hipócrita engolir essa prata goela abaixo. Atleta, que é atleta e vai parar em uma competição olímpica precisa estar livre de qualquer tipo de droga.

Mais do que nas medalhas, skate impactou identidade do Brasil nas Olimpíadas. Provou que, assim como o surf era marginalizado, skate é esporte sim, senhoras e senhores.

Então, como diz um bom brasileiro consciente "Chupa essa"!

Essa é uma medalha do Kelvin, do Chorão e com certeza de todos nós que queremos uma melhoria significativa na maneira de pensar e de agir do nosso povo. Avante Brasil, sem apoio, míseros patrocínios e com muita garra!

Texto Sônia Macêdo, 25/07/2021

Friday, June 25, 2021

Estrelinha

Abrir os olhos e ver você ao meu lado, não tem preço. Saber que seu sono foi tranquilo porque dormiu comigo, lhe protegendo, velando seu sono... 

A maior satisfação do dia, o presente do céu que pedi e recebi com capricho. E meu coração transborda de gratidão.

Sei que fiz escolhas. Muitas delas não era o que eu queria, mas o que eu precisava. Não me arrependo. Foram escolhas sábias.

Hoje com você aqui comigo meu sorriso está mais iluminado... Meu dia sempre fica melhor quando estamos lado a lado e eu faço cafuné, dou carinho e recebo o dobro ou triplo de tudo isso. Seu abraço é verdadeiro. E quando me toca, sei que posso contar sempre com você.

Suas brincadeiras são fofas e quando preciso, sempre me escuta, faz com que meu problema pareça uma ervilha no oceano. Não sei o que seria desses dias sem você. Obrigada por tudo.


Texto: Sônia Macêdo

15/04/2021



 

Sunday, June 20, 2021

Mas...

 



Você já fez uma lista das pessoas que beijou? Serve aquela que mostrou para as amigas depois do carnaval.

Hoje vou mostrar a minha pequena lista em ordem alfabética, mas não cronológica.

Vou nada...

Monday, May 03, 2021


Eu sonhei com você.
Dormi pensativa e acordei tão leve depois do sonho. A sensação de que você estava ao meu lado e me envolvia em um abraço apertado, cheio de carinho, puro... Como eu queria que fosse verdade.
No sonho, você usava o seu corte de cabelo que eu amava e seu cheiro eu ainda posso sentir, mesmo depois de tanto tempo, como se tivesse saído do meu lado agora.
Enquanto eu estava aninhada em seus braços, você perguntou: "Quais as quatro coisas que te deixam mais feliz?".
Eu respondi com toda a sinceridade de meu coração: 1) sorriso de criança; 2) banho de chuva; 3) cafuné; e 4) chocolate.
Você afagou meu rosto,  beijou meus cabelos, me tomou pela mão e partiu comigo para o lado de fora do apartamento onde caía uma tempestade. 
Pulamos nas poças de água, rindo como se não existisse mais nada além de nós dois e aquele momento.
Como eu queria que não fosse um sonho. Como eu queria, de maneira bem egoísta,  ter você aqui como nos velhos tempos.
Quero muito um reencontro depois que eu partir, em uma outra esfera, em um outro mundo. Livre das doenças e dos dissabores que levou você daqui. Quero poder abraçar e confirmar a veracidade desse amor.
Infinitas saudades de você. 

Texto: Sônia Macêdo
2 de maio de 2021
Para JAD.
 

Tuesday, March 30, 2021


 Posso confessar que estou cansada?

Não cansada como o pessoal da saúde. Não. Eles estão muito mais do que eu.
Estou cansada demais mentalmente, fisicamente, psicologicamente e pasmem: financeiramente.

Minha rotina está resumida em cuidar da casa, da família e trabalhar em home office. No meio de uma aula chega o entregador de tempero gritando: Olha TEMPEROOOOOO. E então, é correr: "Licença turma"; pegar a encomenda; pagar e voltar para aula.

Tudo bem, cadê todo mundo? Bom, a conexão caiu. Reinicia modem, reinicia computador, pede desculpas para a turma e volta a aula... Ok. O slide não abre. Pelas barbas de Merlin o que foi dessa vez? Um Hobbit invadiu meu sistema???? Harry Potter, empresta sua varinha?

Minutos depois, quando tudo está fluindo, alguém simplesmente fala que caiu e não entendeu nada... "Explica novamente, por favor?" Peço para aguardar o final da aula que eu explico...

Quando tudo parece bem, meu bebê começa a chorar com fome. Alimento a criança enquanto explico porque há tanta classe de substantivos.  E é então que percebo que o bebê comeu o biscoito do cachorro...

Quase terminando a manhã, lembro que a comida tinha que ir para o fogo duas horas atrás. PQP... Vamos ver o que dá pra fazer bem rápido...

O telefone toca... O coordenador lembrando da reunião da tarde, das avaliações que devem estar no sistema em poucos dias, ah e as atividades postadas diariamente com um vídeo explicativo.

Marido chega em casa, depois de um plantão de 24h: " Oi amorzinho, tem o que para o jantar?"
Putz... Esqueci o jantar...
Na cozinha, verduras no fogo, carne no forno, mingau no liquidificador, ração no potinho.

Duas horas depois... Todos alimentados. Bebê na cama dormindo o sono dos anjos, o cachorro na área externa dormindo e o maridão, ah... dormindo também.

Preciso preparar as aulas de amanhã, colocar a roupa na máquina enquanto analiso o conteúdo...  E no melhor de tudo eu ouço o som de mensagem no celular... Pasmem: um aluno perguntando sobre a atividade. Ignoro e volto  a fazer o que estava fazendo antes.

Nossa! Meia noite. Partiu dormir. Começo às 5 da matina... Deitei bem devagar, mas o bebê acordou... Vamos lá. O dia ainda não acabou... Troca fralda, canto musiquinha e pegamos no sono juntos.

Bom... Posso dizer que estou cansada? Já são cinco horas da manhã... E eu não quero nem pensar na minha menopausa!

Texto: Sônia Macêdo.