Vida

Vida
Minha vida!

Wednesday, January 13, 2010

Maysa Matarazzo, minha DIVA


Maysa Matarazzo
Cantora e compositora de sucesso, nascida no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro, iniciou a carreira em 1951, tendo marcado fortemente esse estilo em canções como Ouça, de sua própria autoria, e Meu Mundo Caiu. Sua primeira composição foi aos doze anos (Adeus) e, em 20 anos de carreira, gravou 26 LPs. Seu primeiro disco foi lançado em 1957, aos 19 anos, já casada com Andre Matarazzo e com seu primeiro e único filho, Jaime Monjardim, hoje diretor de TV. Foi a época do assédio implacável da imprensa, que noticiava, entre outros, a determinação da família Matarazzo em destinar a renda do disco Convite para Ouvir Maysa a uma instituição de caridade. O desquite não tardou muito. Seu ingresso na televisão, cujo programa pela TV Record levava o mesmo nome do disco, trouxe-lhe uma extraordinária popularidade.

Ganhou fama também sua incontrolada paixão pela bebida, que levou Tom Jobim a compor para ela Vocês Acham que eu Bebo Demais. Gorda e atrevida, com um par de enormes olhos verdes, ela fumava sem parar. Extremamente sensível, sempre dando lugar à emoção e negando a razão, Maysa era uma cantora personagem. Grande intérprete de Dolores Duran, Antonio Maria, Vinicius de Moraes, Jacques Brel e Antonio Carlos Jobim, ela apresentou-se na Argentina, Estados Unidos, França, Portugal, Espanha, África Portuguesa, México e Uruguai. No início da bossa nova, foi a primeira a gravar Barquinho, de Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli.

Em 1976, Maysa prestou um depoimento à revista Fatos e Fotos. Trechos: ...Cantar, cantei sempre. Ainda menina, me lembro, ganhei um gravador de presente, todo vermelho. Mais tarde, fugi de casa e fui gravar o que seria o meu primeiro disco. Fui junto com o Baby, famoso guitarrista do Oásis, uma boate paulista que era o lugar da moda nos anos 50. Gravei esse disco em 195l. De um lado, uma música americana, do outro, "Se eu Morrer Amanhã de Manhã". Aí que veio o convite do Roberto Corte Real para gravar meu primeiro LP. Maysa Matarazzo faleceu aos 39 anos, em 22 de janeiro de 1977.



veja mais em: http://www.memorialdafama.com/biografiasMP/MaysaMatarazzo.html

No comments: