Vida

Vida
Minha vida!

Wednesday, March 17, 2010

FILOSOFIA E LEMA DO HAPKIDO - FOTOS ANTES E DEPOIS

Essa velha geração de samurais deram impulso para uma nova geração que está começando depois de tanto tempo... Mestre Ricardo Nery, Mestre Valdir, Mirian e Gérson estão trazendo de volta a simplicidade e beleza da defesa pessoal dentro da arte macial. O Hapkido tem devolvido brilho e vida a muitas pessoas em todo o Brasil...
Dia 28 de março de 2010, haverá mais um festival da Associação Sol Nascente em Lauro de Freitas.
E eu, é claro, não perco essa por nada!!!




Filosofia e Lema do HAPKIDO:

1º Observar as regras do HAPKIDO.

2º Nunca fazer mau uso do HAPKIDO.

3º Respeitar meu instrutor e meu superior.

4º Construir um mundo mais pacífico.

5º Ser campeão da liberdade e da justiça.

6º Honrar o HAPKIDO.

7º Amar nossa pátria e respeitar nossos pais.

8º Auxiliar na defesa dos fracos.

9º Ser leal para com os amigos.

10º Cortesia (educação e respeito).

11º Integridade (honestidade e justiça).

12º Perseverança (nunca desistir de nenhum objetivo).

13º Domínio sobre si mesmo (lutar contra os desejos do como).

14º Espírito indomável (nunca recuar perante o inimigo).

15º Ser campeão não é apenas derrotar o seu adversário ( O maior vencedor é aquele que mesmo caído encontra forças para se levantar.).

16º O lema do HAPKIDO: "Não lutar para vencer, e sim, lutar para não ser vencido”. Pois forte é aquele que vence sem lutar, mesmo sabendo que possui poder de vencer lutando.





Filosofia do Hapkido

Mente, corpo e espírito - Esta é a formação do ser humano e devemos zelar e desenvolver o que recebemos de DEUS, buscando a união e a harmonia interior, transformando o tripé da sustentação humana (mente/corpo /espirito) em unidade. O exercício marcial prepara o corpo. E a mente e o espírito? Como ficam? O corpo é a morada do espírito e a mente é quem comanda toda essa estrutura, e o elo de ligação com o Criador do Universo. Não adianta treinar um e descuidar-se do outro. Desta maneira continuaremos sempre em desequilíbrio. Quando desenvolvermos o corpo, a mente e o espírito, estaremos em harmonia com o Universo, isto é, em um estado consciente de nós mesmos. Mister se faz, que o HAPKIDOísta não perca a essência do BUDO/MUDO (caminho marcial) fazendo sempre sua reflexão, meditação, leitura, oração e boas ações.

O HAPKIDO não é somente um amontoado de socos e chutes, há toda uma preocupação em desenvolver a parte mental e espiritual, onde o praticante busca a harmonia, a amizade e a compreensão do seu eu” interior, É o desapego a todas as coisas efémeras, medalhas, títulos, troféus e prêmios. Tal estado de consciência é o chamado “DO (caminho espiritual). É bom conhecer e desenvolver a parte espiritual, o problema religioso, pois a vida não é concebível quando se projeta divorciada da verdade, da fé e do amor.

Aquele que não se preocupa com o problema da sua existência futura. da salvação de sua alma e desconhece os” preceitos de DEUS, ainda não atingiu o nível de sabedoria e maturidade dentro do HAPKIDO, nem deveria intitular-se MESTRE.

O HAPKIDO obedece a três princípios:

YU (Água) - Penetração total na defesa do oponente de uma maneira flexível e adaptável. A água simboliza muitas coisas na Coréia. Uma delas é a adaptabilidade. A água nunca luta contra qualquer obstáculo que encontra. Se ela não pode vencer o contato, não há conflito. Ela nunca perde a forma. O homem deve aprender a se adaptar da mesma maneira se quiser sobreviver as discórdias que ele encontrar na sua vida.

Não é a toa que o dito popular “água mole em pedra dura tanto bate até que fura”, a não resistência da água lhe torna poderosíssima, ela adaptar-se a qualquer circunstância, se põe ela em um copo ela assume a forma de um copo, se em uma garrafa ídem, tente segurá-la e ela fluirá por entre seus dedos. O HAPKIDOísta deve desenvolver a virtude da adaptabilidade e fluidez.

WON (Círculo) - Utilizar e desviar a força do oponente através das ações circulares. O circulo além de sua movimentação natural e continua, simbolizado também pela trajetória do praticante que tem por objetivo progredir em seus treinamentos sempre retornando as origens. Simbolicamente quando ele atinge seu objetivo a faixa preta deverá retornar ao mesmo ponto de partida (reinicio) porém desta vez com mais experiência. Agora o aluno tende a formar novos círculos, porém menores, formando assim, espirais, direcionando não para frente mas para o alto.

O Círculo representa principio universal, pois representa o retomo ao início do ciclo, tudo arredondado no corpo, as pontas dos dedos, o nariz, joelhos, etc., os movimentos de defesa pessoal do HAPKIDO, devem ser circulares e assim criamos o que na Lei da física chama-se forças centrifugas e centrípetas. Redirecionando a energia do oponente.

WA (Harmonia) - Não resistência. Não se opor a força do oponente mas sim, aproveitá-la. Nos treinos de HAPKIDO deve existir uma combinação simultânea de mente, corpo, situação e técnica. A harmonia é o elemento principal desse treinamento. Adquirindo harmonia consigo é possível harmonizar-se com o adversário. Depois disso, aprender harmonizar-se com a situação é o próximo passo. A tarefa final é combinar a harmonia desenvolvida em si próprio. o oponente com a técnica do adversário. Harmonia: harmonizar-se com o ambiente, com o oponente, e principalmente consigo é o ponto principal do HAPKIDOísta. O domínio das emoções, a disciplina diante dos obstáculos, concatenar as idéias nos momentos difíceis este é o principio que o HAPKIDOísta deve atingir.

Won - Representa O caminho a ser percorrido pelo HAPKIDOísta em seu treinamento. O fim é sempre o começo. Yu - Representa a adaptabilidade do HAPKIDOísta nas mais diversas situações. Wha - Representa a harmonia entre mente, corpo, situação e técnica.



Estas três teorias devem ser explicadas e demonstradas durante o treinamento. O instrutor deve compreender verdadeiramente as fundações e a essência do HAPKIDO não somente a estrutura assim como todos seus outros conceitos. princípios e atributos técnicos generalidades sobre o HAPKIDO.



No HAPKIDO as técnicas de defesas incluem torções. chaves, imobilizações, pontos de pressão, quedas e rolamentos. Já as técnicas de ataque incluem chutes, socos e golpes com as mãos. Há também o manejo de armas em estágios mais avançados, utilizando-se espadas, bastões de vários tamanhos, bengalas e leques e etc. Preservando a integridade de seu oponente. você estará preservando a sua própria integridade. O HAPKIDO é um sistema de defesa pessoal que tem objetivo de equilibrar relaxar, desenvolver reflexos e a preparação física do praticante. HAPKIDO pode se traduzir o estudo e a busca da coordenação física e mental da energia. O principio do HAPKIDO é de utilizar flexibilidade, mobilidade. inteligência e técnica contra a força bruta do agressor.



O objetivo do HAPKIDO é desenvolver o praticante tanto físico como mentalmente método de defesa, em seu aspecto pedagógico, quer que todo praticante possa adquirir a máxima eficiência com um mínimo de desgaste físico. O HAPKIDO não quer formar” Robôs” que por reflexo agridem seus adversários com gestos automáticos. E sim formar indivíduos que encarem situações criticas com uma resposta pessoal e inteligente em proporção a agressão recebida e sempre respeitando o adversário como ser humano.

No comments: