Vida

Vida
Minha vida!

Friday, September 24, 2010

Qualidade de Vida


A caminhada da vida é um percurso de apreensão de conhecimentos,
estar atento é aprender a cada passo dado, sentir o caminho andado.

Velhice está deixando de ser sinônimo de doença.A melhora na expectativa de vida é um fato. Hoje quem tem 50 anos espera chegar aos 100 anos e com boa saúde. A doença crônica não é uma conseqüência inevitável da idade, mas, o resultado de escolhas de estilos de vida. As maneiras de se alcançar a longevidade estão ao nosso alcance.
Há um século a probabilidade de sobreviver até os 100 anos era de 1:500 e atualmente é de 1:26. O que surpreende é que os idosos estão vivendo com boa saúde, com importante diminuição de suas incapacidades. Está sendo observada uma diminuição na incidência de hipertensão arterial, aterosclerose e demência entre pessoas com mais de 70 anos, sendo interessante observar uma tendência de melhora da saúde quando comparado com pessoas entre 50-70 anos. Hoje os grandes centros que estudam o envelhecimento estão mais preocupados com a qualidade de vida do idoso do que com aspectos de saúde.

A alimentação correta, as atividades físicas e o bom estado psicológico formam a base destas mudanças. O sal e a gordura animal são os grandes vilões da alimentação e devem ser evitados. A atividade física feita com regularidade produz inúmeros benefícios com destaque para as doenças cardiovasculares. A depressão, o stress, a ansiedade são muito prejudiciais para nossa saúde, repercutindo inclusive em nossa imunidade e devem ser combatidas. A utilização constante de nossa mente é fundamental, tão importante quando os exercícios físicos.

É na terceira idade que você pode, que você deve, que você tem o direito de ser feliz, que você não deve satisfação a mais ninguém, que você já fez tudo o que disseram que você devia ter feito, é agora que você está livre para amar.
É a sua recompensa por tudo o que já fez, aproveite seu tempo sem medo, sem culpa, pois você já sacrificou tantos amores por tão pouco, não?
Amar, isso só os sábios da terceira idade sabem realmente o que significa.


Viva, viva, viva o momento presente.
Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje.
Observe-se o bastante para não se enganar sobre si mesmo.
Corrija as sua falhas com diligência e coragem.
Ria de si mesmo.
Seja justo.
Seja verdadeiro e cuidadoso com as pessoas.
Dê sem pensar em retorno.
Prepare-se para ser o professor em vez do aluno.
Tenha compaixão pelo sofrimento alheio.
Sempre tente ajudar.
Sua linguagem agora é a paciência.
“Terceira Idade de Ezio Moura Rinaldi”

É na terceira idade que muitas vezes se descobre o valor do carinho,do sorriso,de um gesto limpo de caráter,de como é fácil ser feliz,de como é preciso de tão pouco para ganhar o dia,só com um abraço muitas vezes.

No comments: