Vida

Vida
Minha vida!

Sunday, February 06, 2022

Retornar para retomar.



Voltar de onde partiu para dar continuidade de onde parou.


Todos nós já passamos por um momento assim. Para aqueles que entram em férias, fazem isso com maior frequência. Às vezes isso acontece com relacionamentos, amizades, dívidas, família. 


As férias terminam e é chegado o momento de voltar ao trabalho, voltar às aulas... Existe uma preparação para esse retorno: novas roupas, acessórios, calçados. Novos materiais, nova esperança de que será um ano tranquilo e que vai conseguir realizar tudo que está programado. E aquela pontinha de dúvida sobre o que fazer se algo não sair como esperado.


Quantas vezes nos relacionamos com alguém e ficou algo inacabado? Uma conversa, uma explicação, um perdão, um filho? Para seguir em paz é necessário resolver todas as pendências e manter o coração calmo e equilibrado.


Aquela amizade que esfriou um pouquinho por conta das férias ou até mesmo de uma distância não planejada, se diz verdadeira quando o reencontro acontece. Principalmente quando você percebe que a distância nada mudou. Tudo continua com se a separação tivesse acontecido ontem. Sem sofrimento. E você percebe que o amor fraterno é verdadeiro. Isso traz calma, traz paz. 


Sendo assim, melhor não dever nada. Nem favores, nem dinheiro. Embora isso possa acontecer, levar em conta o pagamento de algumas dívidas pode trazer serenidade para sua alma, uma noite de sono tranquila e o sorriso que sumiu do seu rosto. Aprenda que você precisa analisar muito bem antes de comprar algo. Use até o fim. Doe quando não for mais útil (não venda, isso é feio!). Quando você abre espaço no seu armário por ter doado algo que não é mais essencial para você, mas vai ajudar alguém, virão novos itens para ocupar aquele espaço, de maneira mais fácil e mais econômica. Evite usar cartões de crédito. Prefira economizar para comprar à vista e barganhar um desconto.


Por último, mas não menos importante: família. Só quem tem é que entende o quanto é complexo manter relacionamentos sadios. É nesse meio que você deve aprender a ser uma pessoa com um caráter bom e forte. Na nossa família existe todos os tipos de pessoas: as preconceituosas, as liberais, as fanáticas por política ou futebol ou religião, as avarentas, as que acham  que vão mudar o mundo e não fazem nada, as que tem uma boa lábia para pedir dinheiro emprestado e não devolver, as que esperam o mais velho da família morrer para fazer um inventário do barraco, as cheias de história... Enfim todo tipo de gente e nós que também estamos nesse meio, muitas vezes, nos afastamos por um tempo e chega o momento em que é necessário retornar e retomar esse laço familiar. Sempre com olhos abertos para não ser enganado, e com o coração preparado para perdoar, ouvir e respeitar como cada um é (mesmo que você ache que vai ser impossível).


Nós, seres humanos, precisamos aprender a viver de forma leve, manter relacionamentos sadios com outras pessoas, preservar para ter e usar no momento certo, criar laços eternos com aqueles que estão sempre por perto. Nós precisamos retornar das "férias" e retomar nossas atitudes para resolver todas as pendências. 


Texto: Sônia Macêdo

04/02/2022 

Sunday, January 23, 2022

Cabeça Branca


Qual o problema de eu querer um "Cabeça Branca" que pague minhas contas? Diz aí. Traz um argumento plausível.


O mundo atual cheio de feminismo vai me crucificar com essa ideia. O cantor diz que o empresário, homem de respeito, cansado de tanto trabalhar, resolve fazer um churrasco em alto-mar. Para animar, chama uma mulher mais nova que acaba chamando as amigas e todas elas vão parar na lanchinha do moço.


Qual o problema disso?


Ele fala que as mulheres são da "zona". Meu amor, a cidade inteira é dividida em zonas. Todo mundo é bem livre para escolher o que vai fazer ou não (não estou aqui fazendo apologia a nada não, viu? É só meu ponto de vista). Às vezes acho que é puro recalque dele. Queria o lugar do coroa... Precisa trabalhar muito para bancar tudo isso.


Ele, homem de negócios, não pode se expor em rede social, as meninas aproveitam para fazer altas fotos com os biquínis novos e as taças de champanhe (o que eu tenho com isso?). Minha avó já dizia: "Quem convida paga o banquete" (ou o boq...) ... É ela que vai pagar? Não. Quem paga é o Cabeça Branca. 


A mulher pode e deve bancar seus luxos, sempre. Não estou aqui para dizer que isso está errado. Mas, convenhamos, se eu achar quem me dê carinho (perfume carinho, jantar carinho, hotel carinho, carro carinho, vestido carinho, relógio carinho, apartamento carinho...) eu analiso sim.  Claro que tem que ser só meu... Tô aqui pra dividir nada disso com ninguém. E você, bem lá no fundo, também quer.


Texto: Sônia Macêdo

23/01/2022

PS: A foto eu pesquisei no Google.