Voltar de onde partiu para dar continuidade de onde parou.
Todos nós já passamos por um momento assim. Para aqueles que entram em férias, fazem isso com maior frequência. Às vezes isso acontece com relacionamentos, amizades, dívidas, família.
As férias terminam e é chegado o momento de voltar ao trabalho, voltar às aulas... Existe uma preparação para esse retorno: novas roupas, acessórios, calçados. Novos materiais, nova esperança de que será um ano tranquilo e que vai conseguir realizar tudo que está programado. E aquela pontinha de dúvida sobre o que fazer se algo não sair como esperado.
Quantas vezes nos relacionamos com alguém e ficou algo inacabado? Uma conversa, uma explicação, um perdão, um filho? Para seguir em paz é necessário resolver todas as pendências e manter o coração calmo e equilibrado.
Aquela amizade que esfriou um pouquinho por conta das férias ou até mesmo de uma distância não planejada, se diz verdadeira quando o reencontro acontece. Principalmente quando você percebe que a distância nada mudou. Tudo continua com se a separação tivesse acontecido ontem. Sem sofrimento. E você percebe que o amor fraterno é verdadeiro. Isso traz calma, traz paz.
Sendo assim, melhor não dever nada. Nem favores, nem dinheiro. Embora isso possa acontecer, levar em conta o pagamento de algumas dívidas pode trazer serenidade para sua alma, uma noite de sono tranquila e o sorriso que sumiu do seu rosto. Aprenda que você precisa analisar muito bem antes de comprar algo. Use até o fim. Doe quando não for mais útil (não venda, isso é feio!). Quando você abre espaço no seu armário por ter doado algo que não é mais essencial para você, mas vai ajudar alguém, virão novos itens para ocupar aquele espaço, de maneira mais fácil e mais econômica. Evite usar cartões de crédito. Prefira economizar para comprar à vista e barganhar um desconto.
Por último, mas não menos importante: família. Só quem tem é que entende o quanto é complexo manter relacionamentos sadios. É nesse meio que você deve aprender a ser uma pessoa com um caráter bom e forte. Na nossa família existe todos os tipos de pessoas: as preconceituosas, as liberais, as fanáticas por política ou futebol ou religião, as avarentas, as que acham que vão mudar o mundo e não fazem nada, as que tem uma boa lábia para pedir dinheiro emprestado e não devolver, as que esperam o mais velho da família morrer para fazer um inventário do barraco, as cheias de história... Enfim todo tipo de gente e nós que também estamos nesse meio, muitas vezes, nos afastamos por um tempo e chega o momento em que é necessário retornar e retomar esse laço familiar. Sempre com olhos abertos para não ser enganado, e com o coração preparado para perdoar, ouvir e respeitar como cada um é (mesmo que você ache que vai ser impossível).
Nós, seres humanos, precisamos aprender a viver de forma leve, manter relacionamentos sadios com outras pessoas, preservar para ter e usar no momento certo, criar laços eternos com aqueles que estão sempre por perto. Nós precisamos retornar das "férias" e retomar nossas atitudes para resolver todas as pendências.
Texto: Sônia Macêdo
04/02/2022
No comments:
Post a Comment